PERIODONTIA
Preserve seu sorriso por longos anos!
Compartilhe
Descubra como preservar seu sorriso por longos anos!
Você já percebeu suas gengivas sangrando?
Não sabe que produto comprar para higiene oral?
“Doutor, me falaram que estou com perda óssea.”
“Meus dentes tem uma sensibilidade tão grande.”
Não sabe o que é “retração gengival”?
“Meus dentes estão se movendo”
Não consegue dormir pois te falaram que tem que extrair todos os dentes?
Com certeza, a causa dessas aflições chama-se Periodontia, ou seja, tudo que protege (gengiva) e sustenta (osso ao redor) os dentes. Quando não tratamos com um Especialista, a doença periodontal pode se iniciar através de microrganismos que se instalam nessas duas estruturas e daí, já viu, o pior pode acontecer, desde a gengivite (sangramento na gengiva) até a periodontite (perda óssea que pode levar a extração do dente)...
Mas, para manter seu sorriso saudável por muitos, mas muitos anos, prevenir, diagnosticar e tratar o quanto antes é o primeiro passo!
Se quiser seu melhor sorriso por muitos anos, basta agendar seu horário com o Especialista Dr. Jonas Cardoso. Agende sua consulta: 14 - 98808 3066
Principais Dúvidas:
Quais os benefícios do tratamento de Periodontia?
- Melhora na estética do sorriso e aumento da autoestima;
- Proporciona melhor qualidade de vida melhorando as condições sistêmicas (como diabetes, redução de infartos e partos prematuros);
- Melhora as relações interpessoais com a melhora do hálito;
- Possibilita o controle do cálculo dental e menos gengiva sangrando.
- Ajudar a manter Implantes Dentários saudáveis.
Quando procurar um Periodontista?
-Sangramento gengival/pus/dor: pode indicar desde uma gengivite, uma inflamação superficial, até uma periodontite, uma inflamação mais profunda que afeta o tecido ósseo de suporte do dente.
-Mau hálito persistente: ou halitose, é um sintoma comum das doenças periodontais, devido à presença de bactérias e detritos na região periodontal. O mau hálito persistente pode indicar a necessidade de um tratamento periodontal para combater a infecção.
-Sensibilidade nos dentes: pode indicar a presença de retração gengival, uma condição em que a gengiva se retrai e expõe a raiz do dente, tornando-o mais sensível.
-Mobilidade dentária: ou a sensação de que os dentes estão soltos ou se movendo, pode ser um sinal de perda de suporte ósseo e gengival, indicando a -necessidade de um tratamento periodontal para evitar a perda dos dentes.
Qual o tratamento ideal para retração da gengiva?
Se a gengiva retraiu, o melhor tratamento é enxertar um novo tecido gengival para criar/cobrir a raiz exposta, por meio de enxerto gengival, normalmente retirado do “céu da boca”. Essa cirurgia visa parar a perda óssea subjacente e consequentemente evitar a perda dental.
Qual a diferença entre Gengivite, Periodontite e Doença Periodontal?
A Doença Periodontal se divide em Gengivite e Periodontite e é uma patologia que infecciosa que afeta os tecidos que funcionam como proteção aos nossos dentes, as gengivas, e de sustentação (osso alveolar) sendo a gravidade a grande diferença entre elas. A gengivite é a doença numa fase inicial, não afeta ainda o osso, já a periodontite é a doença na sua forma mais evoluída, quando microorganismos atingem o tecido duro e acontece algo temível: a perda óssea que pode levar a perda do sorriso precoce!
Quais são as cirurgias que o Periodontista faz?
As cirurgias objetivam tratar problemas (funcionais) como, a Raspagem em Campo Aberto, Remodelação/Enxerto Ósseo ou valorizar a estética “Rosa” do sorriso, por exemplo, a Gengivectomia/gengivoplastia (remoção excesso gengiva), o Enxerto Gengival (colocação de gengiva onde está faltando) e a Frenectomia (remoção de inserções musculares/freios na margem da gengiva), entre outras.
Qual o tratamento da Doença Periodontal e como prevenir?
A regra básica é marcar visitas regulares ao nosso especialista — a frequência exata varia de pessoa para pessoa. Esse profissional flagra uma eventual gengivite, perda óssea inicial ou recessão gengival nos seus primeiros passos, antes que evolua para uma perda óssea acentuada! O primeiro passo é uma limpeza minuciosa e profunda (raspagem e profilaxia)... podemos receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com antissépticos. Algumas vezes são necessárias cirurgias para correções da gengiva e osso. Depois vem a fase de manutenção, normalmente de 06 em 06 meses. Lembre-se, a Doença Periodontal é crônica, existe controle e não se pode descuidar pois ela poderá voltar colocando seu sorriso em risco!
Qual a relação entre a Doença Periodontal e as doenças sistêmicas?
As Doença Periodontal podem influenciar a saúde geral ao afetar diretamente ou contribuir para o desenvolvimento de enfermidades em outros órgãos. É um fator de risco para diversas condições sistêmicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, nascimento de bebês prematuros e abaixo do peso, mau hálito, gastrite.