A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PRECOCE EM ORTODONTIA
Compartilhe
Até pouco tempo atrás, os aparelhos ortodônticos eram vistos principalmente em crianças e jovens, diferente dos dias atuais em que observamos um grande número de adultos procurando tratamento para a correção do posicionamento dos dentes. O desenvolvimento de novas técnicas e materiais (como por exemplo, os bráquetes estéticos e alinhadores transparentes), bem como um maior conhecimento da biologia da movimentação dos dentes, contribuíram para este aumento dos tratamentos em adultos, ganhando grande destaque na Ortodontia.
Todavia, como em toda área da saúde, a prevenção continua sendo de extrema importância dentro da Ortodontia. O problema é que muitas vezes o tratamento precoce não é realizado por falta de informação e conscientização dos pais. Várias intervenções podem e devem ser realizadas ainda na infância, pois nessa fase a criança está em crescimento e os dentes, ossos e músculos bucais estão em pleno desenvolvimento, tornando o tratamento mais simples, efetivo e os resultados mais duradouros. Isso sem falar na recuperação da autoestima que foi perdida pelo posicionamento errado dos dentes, responsável eventualmente pelo constrangimento e bullying praticado pelos colegas. Uma outra vantagem da abordagem precoce seria quando houvesse a necessidade de outro tratamento numa idade mais avançada, tornando-o mais simples e rápido. O sucesso do tratamento, portanto, está intimamente atrelado à época de intervenção, daí a importância da consulta com o ortodontista mesmo numa idade precoce para que ele avalie a necessidade de intervir, ou não, ortodonticamente naquele momento.
Alguns casos cirúrgicos de pacientes que procuraram o tratamento ortodôntico após o surto de crescimento poderiam ser tratados sem cirurgia, apenas com tratamento ortodôntico-ortopédico se os mesmos tivessem sido avaliados numa época mais oportuna. Diversos problemas podem ser diagnosticados numa idade precoce. Aos 5-6 anos de idade, por exemplo, já podemos determinar se os germes dos dentes permanentes estão se formando corretamente ou não, com exceção dos terceiros molares. Hábitos de sucção de dedos e de chupeta, os quais podem causar mordida aberta, também são mais favoráveis de serem tratados nesta época em que teremos o crescimento a nosso favor. Para que os objetivos sejam alcançados plenamente, muitas vezes o tratamento requer uma abordagem multidisciplinar envolvendo profissionais de outras áreas, como a Otorrinolaringologia, a Psicologia e a Fonoaudiologia. É a prevenção jogando a favor da saúde e do sorriso do nosso paciente!
Dr. Roberto Bombonatti Ortodontista – Mestre e Doutor em Ortodontia (USP-Bauru)